WS. Práticas Integrativas

Módulo 1
|
14/10 - 14h

Vagas:

30

Nenhuma

Restrição:

Local:

Faculdade de Medicina - USP/SP

Coordenador

Dr. Ciro Rohde

DESCRIÇÃO

Workshop patrocinado pela WNF - Óleos Essenciais.

Este Workshop busca fazer um contato inicial com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), abordagem pouco explorada no currículo regular das graduações em saúde. Para isso, haverá uma aula teórica inicial, que explicará os fundamentos da Medicina Integrativa, assim como suas aplicações no SUS, seguida por atividades práticas de Práticas Integrativas selecionadas. Nelas, os congressistas serão apresentados aos conceitos e procedimentos da Medicina Tradicional Indígena, poderão participar ativamente de uma sessão de Tai Chi Chuan e, por fim, criar uma fórmula personalizada utilizando os óleos essenciais da aromaterapia, a qual poderão levar para casa, como lembrança. O evento servirá também chás e infusões preparados a partir de ervas fitoterápicas. Todas as atividades promovidas contarão com referências bibliográficas, a fim de demonstrar evidências científicas robustas a respeito das práticas realizadas.
Desse modo, com este Workshop, espera-se que os congressistas possam reconhecer e integrar os princípios das práticas integrativas, que são: estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, visão ampliada do processo saúde-doença, promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado e ênfase na escuta acolhedora, no vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Dinâmica

Início com aula teórica sobre o que é medicina integrativa e como ela é aplicada no SUS, seguida de práticas de medicina indígena, práticas corporais chineses e aromaterapia. Coffee break com chás temáticos.

INFORMAÇÕES GERAIS

quando?

14/10 - 14h
Módulo 1
|

VAGAS

30

RESTRIÇÕES

Nenhuma

LOCAL

Faculdade de Medicina - USP/SP

INVESTIMENTO

R$ 70,00 (FMUSP) e R$ 100,00 (Externo)

mural de avisos 

Postaremos avisos sobre esta atividade aqui no mural!